Sobre a Revista

A Revista Amazônica de Administração (RAA) é um periódico científico editado pelo Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA-AM). Este periódico segue uma política editorial que busca oferecer um espaço para diversas pesquisas científicas, incentivando o intercâmbio de informações na área da Administração e em áreas afins, como economia, contabilidade, direito, educação, engenharia, entre outras.

Seu principal objetivo é publicar artigos originais e inéditos para fomentar o debate nacional e internacional no campo da Administração e em disciplinas correlatas, abordando perspectivas disciplinares e interdisciplinares, com metodologias inovadoras e relevantes. Além disso, a RAA adota boas práticas editoriais, pautadas tanto na qualidade do conteúdo quanto na apresentação, seguindo normas nacionais para publicação eletrônica.

Multidisciplinaridade

A Revista Amazônica de Administração - RAA promove uma abordagem interdisciplinar para alcançar também outras áreas profissionais.

Público-alvo

Pesquisadores, Graduados, pós-graduados, público acadêmico em geral.

Periodicidade

Anual

Idiomas

Português, Inglês e Espanhol

Gestão editorial

A gestão editorial é conduzida por meio do sistema Open Journal Systems (OJS), software desenvolvido pelo grupo de pesquisa Public Knowledge Project (PKP) da Universidade de British Columbia. Os artigos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol.

Para padronizar a autoria, o Comitê Editorial deste periódico recomenda que os autores incluam seu ID ORCID no momento da submissão. O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente em: https://orcid.org/register. O autor deverá seguir as normas para apresentação do ID ORCID, incluindo a URL completa com o prefixo "http://" no cadastro, logo após o e-mail (exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097).

Processo de Avaliação pelos Pares

A RAA comporta trabalhos de pesquisadores convidados e textos submetidos e examinados por pares, membros da Comissão Editorial ou consultores ad hoc. Durante a análise serão verificados rigor, clareza e precisão quanto à produção científica, à redação, ao conteúdo e à probidade ético-teórica. As eventuais modificações de estrutura e conteúdo serão acordadas com os autores. Serão publicados os que receberem pareceres favoráveis consubstanciados de dois pareceristas. Cabe aos pareceristas opinarem pela conveniência, ou não, da publicação dos trabalhos avaliados, bem como condicionarem sua aprovação a modificações de conteúdo, forma e estrutura ou adaptações às normas editoriais do Periódico. A decisão final sobre a publicação dos trabalhos recebidos será da Comissão Editorial, com base na política editorial da Revista.

As opiniões e conceitos emitidos nos trabalhos e a exatidão das informações neles contidas são de inteira responsabilidade dos seus autores e autoras. Todos os trabalhos que resultem de pesquisa ou relato de experiência, quando do envolvimento de sujeitos humanos, para que sejam aceitos para publicação, devem mencionar os encaminhamentos éticos adotados. No caso de autores brasileiros, devem respeitar as Resoluções do Conselho Nacional de Saúde n. 196, de 10 de outubro de 1996 (revogada pela Resolução n. 422, de dezembro de 2012) e n. 251, de 7 de agosto de 1997 e apresentar o parecer do Comitê de Ética da sua instituição de origem.

A RAA publica trabalhos nos idiomas Português, Inglês e Espanhol. Excepcionalmente, poderão ser aceitos trabalhos já publicados, em versão impressa ou virtual, quando acompanhados da autorização escrita e assinada pelos autores/ autoras e pelo Conselho responsável pelo veículo onde o trabalho foi originalmente publicado.

A Comissão Editorial deve garantir o anonimato dos autores e das autoras no processo de avaliação dos trabalhos, bem como assegurar aos avaliadores o sigilo de sua participação, propiciando liberdade para julgamentos e avaliações. No último número de cada ano da Revista será divulgada a relação de avaliadores do primeiro e do segundo volumes do ano, sem especificar quais textos foram analisados individualmente.

Os trabalhos submetidos para a publicação, quando não aceitos, ficarão à disposição dos autores.

Não será oferecida qualquer remuneração para os autores e as autoras dos trabalhos.

O encaminhamento de trabalho para publicação na RAA implica no conhecimento e na concordância, por parte dos autores e das autoras, da Política Editorial e das Normas para Apresentação e Aceitação do trabalho, que são disponibilizados no site: .......

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar o conhecimento científico gratuitamente ao público promove a democratização do saber.

O acesso livre à RAA implica a disponibilização imediata dos trabalhos na internet pública, com reconhecimento de autoria e preservação da integridade das obras, permitindo qualquer uso legal sem restrições financeiras ou técnicas, exceto as da própria rede.

A RAA não aplica taxas de processamento nem de submissão de artigos.

Identificação de ​Plágio - Copy Spider

Além dos termos e declaração de responsabilidade e transferências de direitos autorais, a RAA adota a ferramenta Copy Spider para identificação de possível plágio nos trabalhos submetidos, tanto em termos de originalidade quanto de ineditismo.

 

Política de Taxas

A RAA não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - Article processing), nem para sua disponibilização aos autores e demais leitores.

SUBMISSÕES      

As submissões ocorrerão por chamada para a publicação de trabalho no link da própria Revista.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • Os artigos devem ser inéditos e originais e não estar sendo avaliados por outros periódicos. A autoria e a coautoria (se houver) é reservada somente a doutores/as.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • O Artigo deve ter de 4000 a 6000 palavras.
  • Todos os autores do artigo devem estar cadastrados no sistema da revista.
  • O artigo poderá ser assinado por no máximo quatro autores.
  • Cada autor poderá submeter no máximo dois artigos por ano à revista, seja como autor principal ou coautor.
  • O texto deve estar formatado em espaço simples, fonte Times New Roman tamanho 12, itálico em vez de sublinhado (exceto URLs), figuras e tabelas inseridas no texto e não como anexos.
  • URLs para as referências devem ser informadas e confirmadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.